A maior parte do cenário brasileiro se passa em locais conhecidos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia... Mas quais os estados que parecem ser esquecidos no mapa de tão pouco mencionados? Quais os estados que são meros figurantes na história do Brasil? Quais são os rincões do Brasil que mal conhecemos? Para não se alongar demais nesta introdução, teremos um estado de cada região do Brasil.
Começando com a região mais difícil por não ser tão notada na região sul e por ter uma confusão enorme ao simplesmente falar a capital deste estado, o estado de Santa Catarina é um estado cujo maior conhecimento é relacionado com as agremiações esportivas, especialmente a tragédia da Chapecoense. Entretanto, há pouca relevância em outras áreas, a não ser as cidades anexas a Florianópolis, como Balneário Camboriú, uma das cidades mais ricas do Brasil inteiro. Não diferente de outros estados do Sul, Santa Catarina tem uma densidade habitacional próxima da média nacional, além de não ter uma área das maiores do Brasil.
Subindo para o Centro-Oeste, temos pouquíssimos estados e eles são em geral bastante conhecidos pelo calor de mais de 45 graus e pela agricultura extensiva, além das queimadas devastadoras do meio-ambiente. O estado menos conhecido (e o mais novo) é Mato-Grosso do Sul, um dos mais novos e menores estados de toda a região Centro-Sul do país.
Se a região Centro-Oeste e a Sul tem um equilíbrio entre os menores estados, não se pode falar do Sudeste. Três dos cinco estados mais populosos do Brasil estão no Sudeste. Além disto o segundo estado com maior área do centro-sul também fica no Sudeste. Outro dado é a elevada densidade populacional dos estados. Rio de Janeiro é o estado mais denso de todo o Brasil (excetuando o DF).
Porém um estado que dificilmente é lembrado é um dos menores do país em população e área e pouco conhecido. É o Espírito Santo, um estado que poucas vezes é lembrado e dificilmente ganha destaques da mídia.
Entretanto, há estados ainda menos conhecidos no Norte e no Nordeste do Brasil. E falando de Nordeste, quem não se lembra da Bahia, do Maranhão ou do Pernambuco? E quem já não topou com alguém vindo destas terras em cidades do Sudeste ou mesmo em outras regiões.
Mas há um estado que, devido a sua pequena população e sua diminuta área, é esquecidíssimo por qualquer pessoa que se pergunte acerca dele. É o estado de Sergipe. Como tem a menor área do Nordeste (e uma área apenas superior ao do Distrito Federal), Sergipe pouco aparece nos destaques de notícias e até no esporte dificilmente é lembrado por feitos de seus clubes (alguém de lembra do Confiança?). Convém que este estado é mais populoso que vários estados brasileiros, principalmente os estados do norte do Brasil.
E, apesar das piadas do Acre, das imigrações venezuelanas de Roraima, só descobriram que o Amapá existia recentemente, por causa de um apagão que ocorreu por lá. E os dias sem ter nenhuma fonte de energia passaram despercebidos pelos outros estados e a mídia em geral. O Amapá é um dos estados menos populosos, além de ter uma demografia escassa e fazer fronteira com países sem expressão na América do Sul. A fronteira mais extensa é com a Guiana Francesa, que é um território da... França. Sim, um dos países mais badalados do mundo faz fronteira com um estado quase esquecido da federação e que dificilmente é lembrado por algo relevante.
E esta é a lista geográfica de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário