Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

NATURAL OU SINTÉTICO? CALENDÁRIO E OUTROS PROBLEMAS EXTRA-CAMPO SÃO MAIS URGENTES QUE A ESCOLHA DO GRAMADO

Por Guilherme Felipe Agapto
Administrador e estudante de matemática do IFSP. 

Há uma crescente discussão sobre o uso dos gramados sintéticos para as partidas de futebol. Dudu, Thiago Silva e Memphis Depay, só para citar alguns nomes são veementemente contra ao uso desses gramados. 

Um dos argumentos mais citados é o fato de que o gramado sintético pode ser superaquecido, principalmente em situações como as ondas de calor no Brasil, algo que poderia causar impactos na saúde dos jogadores e na qualidade técnica. 

Entretanto, há outras situações que podem impactar a partida com relação aos gramados sintéticos. Os mesmos podem ser prejudiciais tecnicamente, principalmente por a bola "rolar mais rápido" nestes gramados, mudando o padrão de jogo. 

Outra dificuldade seria com as lesões dos jogadores. Todavia, não há base científica para tal argumento. O gramado sintético pode ser melhorado para evitar tais lesões e o estilo de jogo pode ser modificado com relação ao tipo de gramado utilizado. 

O gramado sintético é utilizado em muitas ocasiões quando a recuperação do gramado natural é insuficiente para os jogos. Eventos como shows, apresentações, festas e outras atividades podem impactar muito na qualidade do gramado natural. Chuvas, dificuldade na fertilização e na hidratação do gramado, além da baixa incidência do sol em estádios modernos pode impactar na qualidade do gramado (e consequentemente do jogo) e influenciar nos placares. 

Além disso, gramados naturais mal cuidados podem causar lesões ainda mais sérias do que o gramado sintético e prejudicar o andamento do jogo. Em certas ocasiões, gramados naturais de futebol podem se transformar em verdadeiros campos de polo aquático, e se tornarem escorregadios a ponto de causar entorses, fraturas e problemas na saúde dos atletas. Gramados naturais mal-cuidados, principalmente em áreas secas, podem potencializar as contusões de jogadores pela dureza de seus materiais. 

Outros problemas extra-campo podem ser mais importantes do que apenas a escolha dos gramados. O "fair play" financeiro, o calendário e outras variáveis que afetam a qualidade dos jogos são tão ou mais importantes que a escolha do tipo de gramado. Questões como estas são mais urgentes para serem resolvidas do que apenas preferir este ou aquele piso. 

O  futebol é mais do que um simples espetáculo. É uma cultura nacional e deve ser tratada com respeito e não apenas resolvido com alterações pontuais e soluções pouco efetivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário