Obras poéticas, romances e contos, que muitos estudantes torcem o nariz e apenas estudam para os vestibulares, achando antiquados e por demais complexos, preferindo a uma novela, são exemplos de literatura que Joaquim Maria Machado De Assis, mais conhecido como Machado de Assis, grande escritor, nos fornece. Mas, realmente é chato? CANSATIVO?
Para mim, são belas poesias, romances e contos que amei quando tive o primeiro contato, quando li "várias histórias", por exemplo. Uns Braços, lembra alguma coisa muito doce, não é? Não, exceto para quem leu este conto. Neste mesmo livro, o conto "a cartomante" não parece o dilema da Capitu, de Dom Casmurro?
Ah, Helena, (me lembra uma colega de classe que tenho hoje), tem o suposto incesto. Lembra "O primo Basílio", não é? "Eça é boa", não é? Eça é de Queirós foi o grande autor deste grande Romance. Conto de escola foi um dos melhores contos que eu já li.
Não estou a par de muitas das poesias, mas vou fazer a maratona literária e depois, se possível, haverá algo a relatar no futuro. Logicamente, Assis foi inspiração para me escrever, o cara montou a Academia Brasileira de Letras, foi presidente dela e foi o mais relevante escritor brasileiro até aqui Paulo Coelho até tenta, mas não dá. Eu posso tentar também, mas nunca vi um escritor tão legal então não é difícil saber porque ele está na FUVEST, no Enem, na VUNESP, e outros lugares...
Então, farei uma leitura dos três volumes, mais de 3000 páginas e vou me inspirar nas poesias dele para formar uma para a minha crush refletir sobre a literatura dele. Boa noite, leitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário