CIDADE TEVE UM PREFEITO A CADA DOIS ANOS E TERMINOU AS ELEIÇÕES EM DISPUTA ACIRRADÍSSIMA.
Campina do Monte Alegre foi às urnas neste domingo (06/10) para definir os cargos no executivo e legislativo. As eleições foram tranquilas, o que não foi a campanha, já que houve trocas de farpas entre os candidatos, além de provocações, que se intensificaram na parte final da corrida eleitoral. Sendo três candidatos numa cidade que já teve seis candidatos a prefeito, Campina do Monte Alegre foi marcada por instabilidades nos mandatos desde 2012.
Como o prefeito eleito nas eleições municipais de 2012 estava sub judice, por cerca de seis meses, a cidade foi conduzida pelo então segundo colocado naquela eleição, o Orlando Donizetti Aleixo. Entretanto, na absolvição do candidato Carlos Eduardo, o mesmo retornou às funções do executivo e conduziu a cidade até o fim do mandato. Não se reelegeu.
Em 2016, o novo prefeito, o Gil Vicente de Oliveira Jr, governou por quatro anos a cidade, sendo o único prefeito da cidade a ficar por quatro anos no mandato. Porém, também não conseguiu se reeleger nas eleições de 2020.
A crise fora da cidade com a pandemia da COVID-19 teve um impacto enorme nas eleições de 2020, sendo que o candidato eleito àquela época não pôde assumir devido a processos que estavam em tramitação. Entretanto, estes processos não foram concluídos devido à morte do então candidato a prefeito, José Benedito Ferreira já em 2021.
Zé Dito em frente ao portal de Campina do Monte Alegre.
Créditos: Facebook/ Zé Dito.
Com o falecimento do prefeito, que já estava sub-judice, o filho dele foi indicado à candidatura e venceu, com uma vantagem expressiva nas eleições. Entretanto, a oposição alegava a incapacidade do então prefeito assumir o poder executivo devido à paralisia cerebral, pois ela interfere nos movimentos do corpo, dificultando a fala e a coordenação motora fina. Entretanto, ele conseguiu firmar um bom projeto na cidade e levou seu mandato até ao final. Havia grande possibilidade do prefeito ser re-eleito.
Entretanto, com uma eleição disputada com uma diferença de 123 votos, o então vereador Marcelo Lisboa assumirá o cargo no poder executivo. Marcelo Lisboa será o sexto prefeito a assumir o cargo nos últimos doze anos. O último prefeito a ter uma re-eleição foi o já falecido José Benedito Ferreira, que ficou na prefeitura entre 2004 e 2012.
Marcelo Lisboa foi vereador de 2012 a 2024 e assumirá a prefeitura logo no início de 2025.
Fontes:
Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/09/unico-prefeito-com-paralisia-cerebral-do-brasil-desafia-capacitismo-e-e-xodo-de-alckmin.shtml. Acesso em 06/10/2024
Jornal Cruzeiro de Sorocaba. Disponível em: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2021/07/675186-ex-prefeito-de-campina-do-monte-alegre-jose-benedito-morre-aos-58-anos.html. Acesso em 06/10/2024
Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: http//www.tse.jus.br. Acesso em 06/10/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário