Os juízes estavam em recesso. Mas sempre há pessoas para fazer algo para privilegiar alguém na política. O negócio foi a libertação de Lula, que continua preso em Curitiba.
Em uma sequência de atos do desembargador da TRF 4 e do ministro Sérgio Moro, houve confusões em todo o brasil, que repercutiu de maneira internacional, citado em vários portais da internet, revistas e jornais de todo o mundo. O desembargador fez uma liminar para 'soltar' Lula, mas Sérgio Moro lhe deu a condição de preso novamente.
Nas primeiras horas do dia, houve confusão entre quem estava com a informação correta e alguns falaram que o Lula já era livre, com o bordão "lula livre", nas casas e nas redes sociais que pipocaram o Twitter e o Facebook, o que ocasionou o fato do Lula ficar entre os mais citados no Trending Topics do Twitter. Sérgio Moro foi bastante criticado nas redes sociais, assim como o desembargador.
Uma coisa que chamou a atenção é a confusão que os adeptos a Lula e os adeptos a Moro fizeram em todas as cidades onde houve estas informações, com brigas, pontapés e empurrões não pararam.
Mas a decisão firme de Moro, mantendo a decisão da prisão de Lula, foi crucial para que eles estivessem brigando por algo tão singelo, que era a prisão devida de Lula e de outros políticos envolvidos em corrupção.
Um site mencionou que, mesmo solto, Lula seria inelegível, pois estava contrariando a lei da ficha limpa, imposta para os deputados, senadores, prefeitos, presidentes, governadores, enfim, qualquer pessoa que tenha representatividade política ou possa a ter, com acesso a poder de decisão público de cunho governamental nos poderes executivos, legislativos e judiciários.
Depois da confusão, ainda sendo o dia do 7x1 (havia muitos comentários dobre o "7x1 day"), fez os brasileiros repensarem ainda mais a confiança sobre os políticos, sobre alguns atletas e sobre a confiança em seres humanos, que tem posições diferentes, gestos diferentes e são igualmente falhos e corruptíveis.
Mas ao país se deve confiar que volte a prosperidade de tempos atrás, quando o setor de consumo melhorou bastante seus indicadores, inclusive através de um programa, como o bolsa-família, que ajudou muitas pessoas a saírem da miséria e tivessem um patamar de vida melhor.
Mas, embora o dia fosse tenso, as pessoas voltarão a dormir para acordar cedo trabalhar, como nada tivesse acontecido com seu país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário